Notícia Mulheres em situação de vulnerabilidade podem retirar absorventes em Umuarama

Mulheres em situação de vulnerabilidade podem retirar absorventes em Umuarama

O Governo Federal começa a disponibilizar, de graça, absorventes higiênicos para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Programa Dignidade Menstrual já está em funcionamento e em Umuarama as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social vão oferecer apoio a quem precisar de informações. A ação foi criada para beneficiar especialmente estudantes de escolas públicas de baixa renda e detentas no sistema prisional.

O diferencial, segundo a assistente social Caroline Oliveira Bagli, é que, a partir desta sexta-feira (19), existe a possibilidade de as mulheres fazerem a retirada do produto diretamente em toda a rede onde tiver uma Farmácia Popular cadastrada. “Várias pessoas já começaram a procurar por informações sobre o programa. Desta forma, é preciso destacar que, inicialmente, só podem receber o absorvente as mulheres que tiverem o seu CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social) ativo e regular”, pontua.

Ela orienta que quem pode receber o item de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular são aquelas com idade entre 10 e 49 anos, sendo que a aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal. “A renda familiar mensal deve ser de até R$ 218 por pessoa. Cumprindo esses requisitos, basta dirigir-se a uma unidade credenciada da Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial contendo o número do CPF e exibir a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que pode ser gerado no site do ‘Meu SUS Digital’’, detalha Caroline.

A secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Demozzi, informa que as mulheres que ainda não possuem o CadÚnico e encontram-se em situação de vulnerabilidade social, podem procurar uma das três unidades dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Umuarama. “Estamos nos preparando para oferecer todo apoio necessário a quem precisar”, completou.

Fonte: https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/saude/mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade-podem-retirar-absorventes-em-umuarama-5928