Praça Portugal de Umuarama passa por revitalização e se torna o Ponto do Ciclista

Notícia

Praça Portugal de Umuarama passa por revitalização e se torna o Ponto do Ciclista

Praça Portugal de Umuarama passa por revitalização e se torna o Ponto do Ciclista

A praça Portugal, em Umuarama, passa a ser conhecida a partir dos próximos dias como o Ponto do Ciclista. Tendo em vista a ascensão do esporte na cidade, que ganha a cada dia mais adeptos, a praça passou por revitalização e terá equipamentos voltados aos esportistas.

O secretário de Esporte e Lazer de Umuarama, Jeferson Ferreira (Jefinho), disse que o Projeto Ponto do Ciclista consiste em um ponto de encontro ou um ponto de partida, para os ciclistas pedalarem nas ciclorrotas existentes no município

Jefinho disse que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) inicialmente fez uma pesquisa para saber quantos ciclistas passam diariamente pela praça Portugal. Das 6h às 22h, em média, 300 ciclistas circulam pelo local. “Mas apenas passam e não param. Com isso a praça não cumpre seu papel social, que é de encontro, diálogo, contemplação, da prática da atividade física. É um espaço ocioso que pode ser depredado por vândalos e frequentado por usuários de drogas e pessoas em situação de rua”, disse.

O secretário comentou que a partir disso, com o objetivo de dar funcionalidade para o espaço, veio a ideia do ponto do ciclista. Para isso, o local está recebendo atrativos/equipamentos que são o que o ciclista precisa. Estão sendo instalados bancos, bicicletário, bebedouro, calibrador de pneu e serão disponibilizadas ferramentas, como chaves de roda, de pneu e de corrente.

Além disso, será implantado um totem de 3 metros por 1,2 metro, com as 10 principais rotas de pedalada do município. Estas 10 rotas foram eleitas através de uma pesquisa de opinião pública em grupos de ciclismo no WhatsApp. O ciclista chega e, através do aplicativo Strava, abre o QRCode e as rotas aparecem, com todas as informações necessárias, como a quilometragem, altimetria, se há ponto de apoio, entre outras.

A intenção, segundo Jefinho, é também realizar na praça ações junto com parceiros do ciclismo, tais como a Associação Mountain Bike Clube Umuarama e lojas do segmento. A previsão é de que a pedalada noturna seja retomada em novembro e elaborar desafios de pedal, com saída da praça.

A inauguração do Ponto do Ciclista será no dia 15 de novembro, quando ocorre uma pedalada alusiva ao feriado, o Passeio Ciclístico Smel Verão.

Jefinho agradece a todos os envolvidos no projeto, especialmente a equipe da Smel e daAssociação Mountain Bike Clube Umuarama. “Todos os membros têm lutado arduamente para a criação desse espaço”, disse, acrescentando: “confesso que é um sonho coletivo, mas também uma realização pessoal”

fonte: O Bemdito

Envie sua mensagem Ouvinte Aline FM