Notícia Novos agentes de trânsito devem iniciar trabalho nas ruas de Umuarama em 30 dias

Novos agentes de trânsito devem iniciar trabalho nas ruas de Umuarama em 30 dias

Dezessete agentes da autoridade de trânsito, aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Umuarama, iniciaram o curso de formação nesta semana na sede da Umutrans (Diretoria de Trânsito), ligada à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). A previsão é de que em 30 dias os profissionais já estarão nas ruas trabalhando na organização do trânsito da cidade.

Dianês Piffer, diretoria da Umutrans, relata que os agentes vão atuar especialmente nas escolas e CMEIs municipais, onde é comum identificar desrespeito às normas de circulação e à sinalização de trânsito. “O curso acontece conforme determina a Portaria 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e tem carga de 200 horas-aula, divididas em 40 horas/aula de Legislação de Trânsito, 20 de Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, 48 de Legislação de Trânsito Aplicada, oito de Ética e Cidadania, 12 de Psicologia Aplicada, oito sobre o papel educador do agente e mais oito horas/aula de Comunicação Oral e Escrita”, relata.

Ela faz questão de salientar que o trinômio do trânsito é engenharia, esforço legal e educação. “Na nossa cidade a parte de educação, que engloba a fiscalização, está com falta de profissionais, ou seja, para que possamos fazer uma educação/fiscalização eficiente, é necessário investir nesta área. E é exatamente por isso é que o prefeito Hermes Pimentel entendeu a necessidade de contratar estes profissionais”, pontuou Dianês.

A chegada de novos agentes de trânsito vai possibilitar a realização de várias ações educativas, que incluem blitze, abordagens e outras operações específicas, sempre com o intuito de aumentar a consciência dos motoristas. “Vale destacar ainda que esses agentes também terão autoridade para autuar os condutores infratores. Claro que a notificação é o último recurso, pois o objetivo é conscientizar a população de suas responsabilidades no trânsito”, declara.

Fonte: Assessoria