Notícia Norospar busca apoio regional para aumentar oferta de leite humano

Norospar busca apoio regional para aumentar oferta de leite humano

Representantes da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, participaram da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, para pedir o apoio dos municípios da região para ampliar a arrecadação de leite materno para o Banco de Leite Humano Norospar.

O leite materno arrecadado e pasteurizado pelo BLH Norospar beneficia bebês de toda a região, tendo em vista que a instituição é referência em Obstetrícia, Pediatria e Neonatologia para todos os municípios que integram a 12ª Regional de Saúde.

Atualmente são arrecadados cerca de 630 litros de leite humano por ano. Em média, 450 mulheres lactantes são cadastradas como doadoras todos os anos. A maioria das doadoras é moradora de Umuarama. A meta da instituição é ampliar esses números, arrecadando também de doadoras dos municípios da região. O principal entrave para isso é o transporte.

“Muitas mulheres que moram em municípios da região nos procuram com a intenção serem doadoras, mas esbarramos na dificuldade que é o transporte até Umuarama. Por isso estamos mantendo diálogo e buscamos o apoio desses municípios para o transporte do leite até o BLH Norospar”, disse o Dr. Luiz Batista de França, presidente da Norospar e médico responsável técnico do BLH.

A fonoaudióloga do BLH Norospar, Daiane Ribeiro e a coordenadora da Maternidade Norospar, Amanda Vasques também participaram da reunião, informando aspectos técnicos sobre o armazenamento e transporte do leite humano.

O BLH fornece os kits para a coleta e armazenamento do leite materno gratuitamente e também realiza o trabalho de orientação das doadoras, através da internet. Aos municípios cabe coletar o leite na casa das doadoras e entregar no BLH Norospar.

O presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Perobal, Almir de Almeida, pediu aos demais prefeitos e secretários de saúde presentes na Assembleia que se empenhem para viabilizar o transporte do leite materno para Umuarama, tendo em vista a importância desse alimento para os bebês internados em UTI Neonatal e no combate à mortalidade infantil.

Fonte: https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/saude/norospar-busca-apoio-regional-para-aumentar-oferta-de-leite-humano-2737