Homologado resultado do concurso para agente de trânsito de Umuarama

Notícia

Homologado resultado do concurso para agente de trânsito de Umuarama

Homologado resultado do concurso para agente de trânsito de Umuarama

A Prefeitura de Umuarama homologou nesta terça (15), o concurso público para contratação de agentes da autoridade de trânsito. O processo foi iniciado em maio, porém o cronograma precisou ser estendido devido aos efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo assim, a Diretoria de Recursos Humanos conseguiu finalizar os procedimentos dentro do atual exercício.

O edital do concurso foi publicado em 13 de maio, com a prova marcada para 12 de julho e homologação prevista para 4 de agosto. “Devido à pandemia de Covid-19 a prova foi adiada para 8 de novembro. Os aprovados no teste objetivo fizeram a prova de aptidão física no dia 6 de dezembro, com a entrega dos títulos, e resultado final do concurso foi homologado neste dia 15”, explicou o presidente da Comissão Especial de Seleção de Pessoal e diretor de RH da Prefeitura, Gilvan Luz da Silva.

O secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Capelli, lembra que os futuros agentes de trânsito vão passar por um curso de formação com 200 horas de aulas, conforme determina a portaria 94/2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Depois disso eles vão trabalhar no trânsito, preenchendo uma lacuna que temos hoje em Umuarama, diante da necessidade de maior fiscalização do setor”, disse.A diretora da Umutrans, Dianês Piffer, lembrou que a cidade conta com boa sinalização. “Tivemos grandes investimentos do município nos últimos anos em equipamentos, na parte de engenharia, sinalização de trânsito, o parque semafórico foi ampliado e modernizado, vários cruzamentos foram readequados e rotatórias implantadas”, lembrou.“Agora vamos intensificar a fiscalização com os novos agentes, que terão uma ação importante para a segurança no trânsito no município. A Guarda Municipal tem poucos agentes e muitas atribuições, então não consegue dar a atenção devida ao trânsito, o mesmo ocorrendo com a Polícia Militar. Os novos agentes preencherão essa lacuna”, completou a diretora.

Os agentes deverão atuar também na operação do estacionamento rotativo pago, quando for novamente implantado na cidade. “Eles vão trabalhar tanto no rotativo como também na fiscalização geral do trânsito, coibindo as infrações, inclusive operando radar estático móvel para combater o excesso de velocidade praticado por muitos motoristas. Tudo isso trará mais segurança às nossas ruas e avenidas”, acrescentou o secretário Capelli.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a inclusão dos agentes trará uma evolução no cuidado com o trânsito urbano, que alimenta uma triste estatística em Umuarama, apesar dos altos investimentos realizados pelo município.

“Nós precisamos reforçar a educação dos nossos motoristas e isso só é possível através da fiscalização. Já realizamos inúmeras campanhas educativas, ações pontuais, apelos, mas alguns motoristas insistem nas infrações, nos excessos, e levam perigo para a população. O trabalho dos agentes será importante para aumentar a presença do município nas nossas ruas e avenidas, combater as infrações e deixar os condutores mais alertas”, afirmou. A contratação dos agentes deve ser formalizada nas primeiras semanas de 2021.

Fonte: www.obemdito.com.br

Envie sua mensagem Ouvinte Aline FM