Notícia Hermes Pimentel é empossado como prefeito interino de Umuarama

Hermes Pimentel é empossado como prefeito interino de Umuarama

Pouco depois das 16h30 desta quinta-feira (16) foi empossado o novo prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel. Ele assume o cargo após o afastamento temporário de Celso Pozzobom, em uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

O novo Secretário de Comunicação Valdir Miranda apresentou a cerimônia de posse de Pimentel. Foi lida a ata e feita a assinatura do termo de substituição do chefe do executivo municipal.

Após o ato oficial, Pimentel respondeu a uma série de questionamentos feitos pela imprensa. O gestor disse que irá manter os secretários de apenas duas pastas: Saúde (Maria Harue Takaki) e de Obras (Issamu Oshima). A partir de segunda-feira (20) terão início as nomeações. Além de Valdir Miranda, também foi anunciado o novo secretário de Indústria e Comércio, o empresário Marcelo Adriano.

Pimentel afirmou que as nomeações levarão em conta critérios técnicos e políticos. “Não vou esconder que tem política”, comentou, acrescentando que entre 40% e 50% dos novos secretários serão servidores concursados da Prefeitura.

O prefeito interino foi categórico ao afirmar que é um administrador, um líder e não sou coronel. “Preciso do povo de Umuarama para administrar a cidade”. Questionado sobre a possibilidade de enxugar as finanças, Pimentel enfatizou que a Prefeitura é uma empresa, uma casa, e que precisa ser gerenciada e cuidada como tal. “Se não tiver como enxugar, você não toca sua casa”, acrescentando que vai manter sua simplicidade e humildade. “Sempre tive isso na minha vida e quero continuar”.

O novo gestor ainda disse que irá dar sequência as obras em andamento, que “já estão com recursos garantidos”. E que um dos destaques de sua administração será a área social. Na oportunidade Pimentel já avisou que irá buscar apoio e parcerias com igrejas e que a assistência social deve trabalhar de forma eficiente, principalmente nessa época de pós-pandemia, quando grande parte da sociedade está em vulnerabilidade.

Outro carro-chefe de sua gestão será a habitação. “Hoje um dos gargalos de Umuarama é o setor de moradias”, argumentou. O novo prefeito falou que pretende ir para Curitiba no início da próxima semana em busca de recursos e parcerias para ‘destravar’ o setor habitacional.

Rose, esposa do Pimentel, estava presente na solenidade e passa a ser interinamente a primeira-dama. Também comparecera, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Galmassi e o deputado estadual Delegado Fernando Martins, entre outras autoridades.