O Corpo de Bombeiros de Umuarama reativa o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) a partir desta terça-feira (20). Foram quase 3 anos sem prestar este tipo de atendimento em Umuarama e nos 21 municípios da região que integram o 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI).
Na manhã desta segunda-feira (19) o Capitão Dieferson recebeu a imprensa para explicar com o atendimento funcionar. A equipe dos bombeiros prestará apoio ao Samu e qualquer outra situação de sua competência e responsabilidade. As pessoas podem manter contato telefônico através do telefone 193 (ou acessar o Samu pelo 192, que será direcionado o atendimento).
A reativação da ambulância dos bombeiros será possível com o início do estágio dos alunos do curso de formação de praças e readequações internas. Além disso, o Capitão Dieferson informou que foi feita uma parceria com o Samu que fará o repasse de materiais para a ambulância
O oficial lembrou que o atendimento da ambulância ficou paralisado por quase 3 anos em virtude de falta de efetivo, por vários pedidos de reserva (aposentadoria), entre outras situações. Neste período o 6º SGBI priorizou os serviços que não são feitos por outros órgãos, que são resgate e combate a incêndios.
“Agora temos mais uma ambulância para prestar apoio pré-hospitalar e auxiliando o Samu para levar atendimento de urgência e emergência mais rapidamente para a população”, disse Dieferson.
Os bombeiros atendem preferencialmente situações de trauma, como em casos de acidentes automobilísticos e quando o Samu não puder estar disponível.
Assim que for concluído o curso de formação de praças, o 6º SGBI terá 25 novos soldados.
FONTE:obemdito.com.b