Consumidores de Umuarama e região podem renegociar dívidas em mutirão on-line

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Consumidores de Umuarama e região podem renegociar dívidas em mutirão on-line

Consumidores de Umuarama e região podem renegociar dívidas em mutirão on-line

No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Umuarama se juntou à Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para realizar o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” entre os dias 15 e 31 de março. O acesso acontecerá exclusivamente pela internet, por meio desta plataforma de solução de conflitos.

A ação dos órgãos de defesa do consumidor terá como objetivo reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para isso, após ser acionada pelo Procon Umuarama, o Proconsbrasil programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma. Ele receberá um login e senha. Nesse momento fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Umuarama orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Passado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Envie sua mensagem Ouvinte Aline FM