Um forte vendaval atingiu a cidade no final da tarde desta terça-feira (28 de fevereiro). Segundo a Defesa Civil de Umuarama, em menos de meia hora choveu 50,2 milímetros, causando estragos em diversos bairros, porém, sem o registro de vítimas. As secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos trabalham para reparar os danos mais urgentes, como o rompimento de galerias, abertura de buracos e retirada de galhos e árvores das vias.
A situação mais importante foi registrada na avenida Junqueira Freire, no Conjunto Sonho Meu, onde houve o desabamento de parte de uma residência, que foi invadida pelas águas após o rompimento de uma barreira de contenção em um lote vizinho. “A família foi imediatamente socorrida e retirada do local, sendo registrado apenas prejuízos financeiros. Com a ajuda das equipes de Obras e Serviços Públicos estamos providenciando a retirada dos escombros”, comentou Enivaldo Ribeiro, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Em levantamento da Secretaria Municipal de Obras, até o momento os atendimentos registrados foram na rua dos Carpinteiros, no Conjunto 1° de Maio, onde houve rompimento de galeria, na rua Industrial (Parque Industrial), abertura de uma cratera no asfalto, rua Antonio Alfredo de Freitas (Jardim Belo Monte), buraco no asfalto, alagamentos na região do Banco do Brasil, no ‘baixadão’ da avenida Paraná, na avenida Guanabara (perto do Colégio Bento Mossurunga) e no Conjunto Tarumã, além de rompimento de galerias nas ruas Sebastião Ribas Machado (Parque Ibirapuera) e Capital da Amizade (Jardim Colibri). A ponte do Jardim Panorama também transbordou.
A Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários também está com suas equipes em processo de levantamento dos estragos em estradas rurais do município. “Neste primeiro momento, o maior problema nós encontramos na Estrada Amarela, onde houve a abertura de uma verdadeira cratera em área que fica logo após a ponte. Patrolas já realizaram o trabalho de socorro e o trânsito está normal. Agora, até o final da tarde, teremos um levantamento completo”, informou Gedalvo Pires, diretor de Conservações de Estradas Rurais.
O prefeito Hermes Pimentel indicou aos secretários para que ficassem atentos a quaisquer necessidades de moradores. “Ainda não temos um balanço completo, mas é preciso tranquilizar a população de que iremos tomar todas as providências necessárias para que tudo volte ao normal em um menor espaço de tempo possível”, garantiu.
Assim que mais informações chegarem das secretarias esta matéria será atualizada.
FONTE:https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/cidade/chuvas-desta-terca-feira-causaram-estragos-em-varias-regioes-de-umuarama-3557