Os supermercados de Umuarama ostentam corredores abarrotados de chocolates e ovos de Páscoa dos mais variados tamanhos. Mas a Páscoa deste ano não terá um sabor tão doce, pelo menos para boa parte dos umuaramenses. Os preços altos, resultado da inflação, têm assustado os clientes.
Nos mercados de Umuarama, ovos menores de cerca de 300 gramas estão na casa dos R$ 50, já os maiores de 500 gramas chegam a R$ 100. Para muita gente a compra se tornou inviável.
Para muitos, cuja data significa presentear com os chocolates, a saída será optar por alternativas mais baratas. É o caso dos ovos artesanais, chocolates caseiros ou mesmo opções de marcas menos tradicionais do mercado.
Outra ideia é investir em cestas personalizadas, combinando chocolates com outros doces mais baratos, aumentando a variedade de produtos e barateando o preço final do ‘presente’. Àqueles que não ligam para a simbologia da ocasião e prezam somente pelo ato de consumir a iguaria, podem simplesmente escolher uma boa barra de chocolate, afinal, o sabor será o mesmo.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas informou que o preço é impactado por diferentes fatores, como os valores do açúcar, do leite e do cacau, além da variação do dólar, das contratações e dos impostos. Segundo a associação dos fabricantes, os ovos de páscoa são produtos que têm uma produção mais complexa, com custos de embalagem, armazenamento e logística diferenciados.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama