Mais cinco pontos passam a ser monitorados por câmeras de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres nesta semana, em Umuarama. Os novos sensores serão ativados nesta quarta-feira (2/12).
Os locais são:
– os cruzamentos das avenidas Presidente Castelo Branco com Dr. Ângelo Moreira da Fonseca;
– os cruzamentos das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Guanabara (saída para Xambrê)
– os cruzamentos das avenidas Tiradentes com a Castelo Branco (sentido rodovia PR-323)
– os cruzamentos das avenidas Parigot de Souza com Ipiranga (Bosque dos Xetá)
– avenida Ivo Sooma (rotatória sentido centro).
As câmeras estão integradas ao centro de monitoramento da Umutrans e Guarda Municipal. Com essas novas câmeras, Umuarama passa a ter 15 pontos monitorados.
Atualmente, estão em operação 10 câmeras de avanço de sinal na Av. Tiradentes (nas esquinas com a Liberdade e Castelo Branco, sentido centro); na Av. Paraná (esquina com Av. Rolândia, com a Av. Rio Grande do Sul e com a Av. Apucarana), na Av. Parigot de Souza com Av. Castelo Branco, na Av. Flórida com Av. Castelo Branco; Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Praça Oscar Thompson (próximo ao Cemil); Av. Manaus com Av. Rio Branco (Cidade Canção); e Av. Brasil com Av. Ipiranga.
Avançar o sinal vermelho é crime, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme o artigo 208, avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (R$ 293,47)
Fonte: O Bemdito